Jaboatão lança site para agendamento de testes contra a Covid-19

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, nesta quinta-feira (27), uma plataforma on-line para agendamento de testes rápidos para a Covid-19. A iniciativa é uma estratégia da gestão municipal para otimizar o sistema de testagem, evitando eventuais pontos de aglomeração e, consequentemente, possíveis contaminações. A partir das 20h, vai ser possível realizar o agendamento para vagas disponíveis nesta sexta-feira (28), no sábado (29) e domingo (30), por meio do site saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br.

Estarão disponíveis, para esta sexta-feira, 240 vagas no ponto de coleta montado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, e o atendimento ao público vai das 9h às 16h. No sábado, o ponto de testagem vai ser montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, com capacidade para realizar 300 testes, no horário das 9h às 15h. E no domingo, o atendimento vai ser feito no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade, das 10h às 18h, com oferta de 300 testes.

Amanhã, a partir das 15h, serão abertas as vagas para testagem na segunda-feira (31). Já na segunda, a partir das 15h, abrirão as vagas para a terça (1) e a quarta-feira (2). Na quarta, a partir das 15h, estarão disponíveis as vagas da quinta (3) e sexta-feira (4). E na sexta, a partir das 15h, os usuários poderão agendar os testes para o sábado (5), domingo (6) e a segunda-feira (7).

Durante a semana, funcionam como pontos fixos no Jaboatão, para testagem contra o novo coronavírus, os seguintes locais: o Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 e o Centro Cultural Miguel Arraes, ambos localizados no bairro de Prazeres; e as policlínicas Manoel Calheiros (Curado), Cônego Pedro de Souza Leão (Cavaleiro) e Leopoldina Tenório (Jardim Jordão). Aos finais de semana, a prefeitura realiza ações itinerantes em pontos específicos, que variam de acordo com a programação. As informações são disponibilizadas no site Saúde Vigilante e nos canais oficiais de comunicação da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes reforça que segue recomendação do Ministério da Saúde e passa a adotar a utilização, de forma criteriosa, dos testes rápidos de antígeno, priorizando pacientes sintomáticos e seus contatos, com foco no diagnóstico assistencial da Covid-19, e que não recomenda, neste momento, a realização de triagem de assintomáticos e busca ativa de casos.

Importante lembrar que os testes só serão aplicados mediante apresentação de documentação oficial com foto e comprovante de residência, além do uso obrigatório e correto da máscara, cobrindo boca e nariz, bem como será exigido o respeito às normas sanitárias em vigor, como o distanciamento social.