Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão lidera índice do Ideb entre os municípios da Região Metropolitana

O Governo Federal divulgou, nesta segunda-feira (3), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, e, de acordo com os dados, Jaboatão dos Guararapes passou a ocupar o primeiro lugar entre os municípios da Região Metropolitana, com média de 5,2, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O desempenho obteve destaque no cenário estadual, visto que o município conseguiu superar, em 2017, a média projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021, de 4,5. O aumento de 6% na com relação ao índice de 2015 garantiu à atual gestão a melhor média desde que o estudo passou a ser desenvolvido.

Setenta escolas municipais do Jaboatão dos Guararapes atingiram a meta do MEC para 2017, o que representa um total de 74% das unidades da rede pública. Os melhores resultados foram observados no Colégio Municipal Humberto Barradas, na Escola Municipal Liliosa Ramos e Escola Municipal Vidal de Negreiros, que atingiram a nota de 6,5.

A secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, destacou diversas ações que, segundo ela, ajudaram o município a alcançar o resultado. “Implantamos um programa de gestão por resultados, criado com o objetivo de garantir a melhoria na qualidade da educação por meio do acompanhamento de indicadores e da construção de planos de ação. Além disso, nomeamos 683 professores, solucionando a carência de educadores nas escolas do município”, explicou a gestora.

Ivaneide lembra, ainda, o acerto na decisão de aplicar simulados bimestrais, que contribuíram para diagnosticar e subsidiar áreas de ensino para as intervenções necessárias. “Ampliamos programas e projetos pedagógicos, e o resultado foi esse, Jaboatão, hoje, como referência em ensino”, pontuou.

Veja também

Procon Jaboatão promove ação itinerante na semana do Dia Mundial do Consumidor

Para fechar as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), …