Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão lidera índice do Ideb entre os municípios da Região Metropolitana

O Governo Federal divulgou, nesta segunda-feira (3), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, e, de acordo com os dados, Jaboatão dos Guararapes passou a ocupar o primeiro lugar entre os municípios da Região Metropolitana, com média de 5,2, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O desempenho obteve destaque no cenário estadual, visto que o município conseguiu superar, em 2017, a média projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021, de 4,5. O aumento de 6% na com relação ao índice de 2015 garantiu à atual gestão a melhor média desde que o estudo passou a ser desenvolvido.

Setenta escolas municipais do Jaboatão dos Guararapes atingiram a meta do MEC para 2017, o que representa um total de 74% das unidades da rede pública. Os melhores resultados foram observados no Colégio Municipal Humberto Barradas, na Escola Municipal Liliosa Ramos e Escola Municipal Vidal de Negreiros, que atingiram a nota de 6,5.

A secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, destacou diversas ações que, segundo ela, ajudaram o município a alcançar o resultado. “Implantamos um programa de gestão por resultados, criado com o objetivo de garantir a melhoria na qualidade da educação por meio do acompanhamento de indicadores e da construção de planos de ação. Além disso, nomeamos 683 professores, solucionando a carência de educadores nas escolas do município”, explicou a gestora.

Ivaneide lembra, ainda, o acerto na decisão de aplicar simulados bimestrais, que contribuíram para diagnosticar e subsidiar áreas de ensino para as intervenções necessárias. “Ampliamos programas e projetos pedagógicos, e o resultado foi esse, Jaboatão, hoje, como referência em ensino”, pontuou.