Jaboatão monta 210 postos de atendimento para Dia D da campanha de vacinação antirrábica

O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes realiza, no próximo sábado (15), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2018. Cerca de 650 profissionais estarão de prontidão, realizando atendimento nos 210 postos espalhados pelas sete regionais do município, das 8h às 17h. A meta da gestão é vacinar 66.812 cães e 19.565 gatos, um total de 86.377 animais.

No Jaboatão, a campanha está sendo realizada em três fases: a pré-campanha, iniciada no último dia 28, quando mutirões foram formados para vacinar cães e gatos abrigados em locais de acolhimento de animais e comunidades de difícil acesso; o “Dia D”, no próximo sábado, ápice da iniciativa; e o pós-campanha, período que irá se estender até o dia 15 de outubro, durante o qual o CVA, localizado no Eixo da Integração, irá funcionar como principal ponto de imunização.

A raiva é uma antropozoonose, doença que acomete humanos e animais, transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva e secreção de animais infectados, tendo como característica encefalite progressiva e aguda, apresentando letalidade de quase 100%. Cães e gatos são as principais fontes de infecção do vírus nas áreas urbanas do Brasil.

Apesar de Jaboatão dos Guararapes não registrar nenhum caso de raiva animal desde 2004 e de raiva humana desde 1999, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do comparecimento de donos de animais aos postos de vacinação, uma vez, somente por meio da imunização é possível assegurar a não infecção. “É de extrema importância que donos de cães e gatos compareçam a um dos postos de atendimento que estamos disponibilizando. A vacina é gratuita e é única forma de evitar a infecção pelo vírus da raiva”, salientou Alberto Lima, secretário municipal de Saúde.