Jaboatão passa a contar com postos descentralizados de vacinação contra a gripe a partir desta quarta (17)


A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes passa a disponibilizar, a partir desta quinta-feira (17), para toda a população do grupo prioritário, postos descentralizados de vacinação contra a gripe. A meta da atual gestão é imunizar 90% das 145 mil pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias do pós-parto); trabalhadores da área da saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; além de professores de escolas públicas e privadas. Atualmente, apenas 34% das pessoas que compõem o público alvo foram vacinadas no município.

Jaboatão conta com 101 salas de imunização nas unidades de saúde e policlínicas. Até dia 26 de maio, a população contará com postos de vacinação no Shopping Guararapes, no horário de 9h às 16h. Já no Terminal Integrado de Cajueiro Seco, na Estação Cavaleiro, no Mercado Público de Cavaleiro, na Estação Central de Jaboatão e na Praça da Bíblia, no Curado I, o atendimento será realizado de 8h às 16h.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Carolina Moraes, a iniciativa visa dar acesso à população à vacina. “Estamos focando esforços para alcançarmos a meta no município que é de 90 % do público alvo. Assim, diminuiremos as complicações e mortes em decorrência da doença respiratória infecciosa viral, a influenza”, destacou.

Ainda segundo a superintendente, na próxima sexta-feira (19), a Feira de Artesanato do Curado II vai receber um posto de vacinação, que irá funcionar das 14h às 21h. Um posto descentralizado será montado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, das 8h às 12h, dentro da programação de mutirão de serviços.