Jaboatão Prepara aposta em aulas práticas para aumentar nível de aprendizagem de alunos da rede municipal

Na reta final para o vestibular, estudantes do 9º Ano da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes participaram, no fim de semana, de um aulão preparatório para cursos técnicos. Intitulado de Jaboatão Prepara, o projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, visa capacitar os alunos para o ingresso em escolas técnicas federais, além de melhorar os resultados nas avaliações externas. Para isso, os estudantes, divididos em quatro polos de aprendizagem, têm aulas aos sábados, das 8h às 12h.

Na grade curricular do curso, que beneficiará cerca de 1.400 alunos, estão atividades como aulões, simulados, testes vocacionais, palestras motivacionais e visitas a espaços acadêmicos e profissionais.

“Ao longo desses meses, por meio de aulas teóricas e práticas, os discentes estão vivenciando de perto atividades relacionadas às profissões que almejam seguir”, comentou a secretária-executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes, Iany Jardim. “Quando falamos sobre educação, estamos falando sobre o futuro, não só do nosso município, mas também do nosso País. Entendemos que o nosso futuro está nas mãos desses jovens. Trabalhamos por sua formação profissional, e, consequentemente, pelo desenvolvimento do mercado de trabalho”, acrescentou.

Ainda de acordo com a gestora, o projeto foi reformulado durante a gestão atual, incluindo um aumento de 17% no número de vagas. Os estudantes participantes foram selecionados a partir de um levantamento do rendimento feito junto ao conselho de classe da primeira unidade didática, que considerou, entre outros aspectos, a média de desempenho dos alunos em matérias como Língua Portuguesa e Matemática.