Jaboatão promove 3º Fórum Municipal de Saúde Bucal

Nesta sexta-feira (22), foi realizado o 3º Fórum de Saúde Bucal, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, cujo tema foi “A Técnica Restauradora Atraumática (ART)“. O objetivo do encontro foi fornecer às equipes que atuam na odontologia da rede pública a formação continuada adequada para a realização do cuidado na atenção básica. O assunto foi definido porque a doença cárie no Brasil atinge índices superiores aos previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento aconteceu no auditório da Universidade Guararapes (UNIFG). Na abertura, a professora Dra. Juliana Raposo Souto Maior Costa fez palesta sobre Otimização dos Procedimentos de Dentística do Sistema Único de Saúde. Em seguida, a professora Alice Kelly Barreira falou sobre ART: Atualidades e Utilização da Técnica em Saúde Coletiva. Os cirurgiões dentistas Davi Silva Carvalho e Litiam Oliveira encerraram o seminário com a palestra sobre Experiências Exitosas utilizando a Técnica ART na Regional 3.

Os participantes do 3º Fórum de Saúde Bucal tiveram acesso a informações mais detalhadas sobre a Técnica Restauradora Atraumática, que é uma estratégica de baixo custo, simples e resolutiva no tratatamento de dentes cariados. Essa técnica é recomendada pela OMS desde 1994, por suas características de instrumentação manual e facilidade de realização fora do ambiente clínico odontológico. Com a capacitação realizada nesse evento, os profissionais da saúde bucal podem aumentar a resolutividade do serviço e fornecer o melhor tratamento reabilitador para os pacientes na rede pública do município.