Jaboatão promove atividades em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down e de Luta Contra a Discriminação Racial

Cerca de 25 alunos com síndrome de Down da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes fizeram, na manhã desta quarta-feira (21), uma visita ao Parque Dois Irmãos, importante santuário ecológico situado na capital pernambucana. Acompanhados pelos pais e por profissionais das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedec) e Educação, os estudantes fizeram um passeio guiado pelo zoológico. A atividade integra as ações que serão realizadas pela prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Coordenadora da Sedesc, Cláudia Bozzi reafirmou o compromisso da atual gestão municipal em promover ações e políticas públicas que promovam a conscientização acerca do tema e a inclusão social. “A gestão do prefeito Anderson Ferreira tem consciência de que é nossa responsabilidade atuar em parceria e em prol da população como um todo, mas, sobretudo, dos que mais precisam de nossa atenção. As mães dessas crianças sabem que a vida de seus filhos é feita de batalhas árduas e diárias, muitas vezes marcadas pelo preconceito”, afirmou Cláudia.

Mãe de Monique Avelino, aluna da Escola Municipal Marechal Costa e Silva, Verônica Avelino acompanhou a filha, que visitava pela primeira vez o Parque Dois Irmãos. Ela elogiou a iniciativa da prefeitura e lembrou que esse tipo de atividade possui impactos muito positivos na vida das crianças. “Estou muito satisfeita com a educação no Jaboatão. É importante saber que estamos entregando nossos filhos para uma rede que realmente se preocupa com educação, saúde e outros aspectos primordiais. A evolução da de Monique é a prova de que iniciativas como esta surtem efeitos extraordinários”, pontuou Verônica.

Conscientização – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, ainda, uma sensibilização, junto aos servidores do Complexo Administrativo, em Jardim Jordão, para lembrar o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. À tarde, estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Comportas, participaram de rodas de diálogo sobre o tema, que, entre outras coisas, abordou aspectos legais e a importância de lutar contra a perpetuação do racismo na sociedade.