Jaboatão promove debate em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Fundação Perrone, promoveu, nesta nesta quinta-feira (5), debate com mães e pais de crianças autistas. O encontro, realizado em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, aconteceu na instituição beneficente, no bairro de Piedade. Para estimular o debate e o entendimento relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram convidados quatro profissionais das áreas de saúde e educação.

Coordenadora da secretaria, Claudia Bozzi explicou que não é incomum que familiares não saibam como lidar com a descoberta e convivência com um filho autista, e que, por isso, se faz necessário realizar um trabalho de conscientização. “Existe um processo longo que começa com a conscientização sobre o que é o autismo e vai até a inclusão social do autista. Esse é um trabalho conjunto, que envolve também as secretarias de Saúde e Educação, por exemplo. Nossa gestão tem trabalhado em equipe para dar total suporte para essas pessoas”, pontuou.

Ana Barbosa, mãe de um menino de 10 anos, explicou as dificuldades de enfrentar um problema praticamente desconhecido. “Quando descobri que meu filho era autista, eu não sabia nem o que isso significava. Foram anos de luta para que pudéssemos manter uma simples comunicação com ele. De um ano para cá, a prefeitura tem ajudado cem por cento, tanto com acompanhamento médico como me ajudando a entender a condição dele”.