Jaboatão promove sessão de cinema adaptada a estudantes com autismo da rede municipal

Cem alunos autistas matriculados na rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, acompanhados de pais e/ou responsáveis, participaram, na manhã deste sábado (30), de uma sessão de cinema adaptado, no Cinépolis do Shopping Guararapes, no bairro de Piedade. A ação integra a grade de programação, promovida pela prefeitura, em alusão ao Dia Internacional do Autismo, lembrado na próxima terça-feira (2), e busca dar visibilidade à luta por inclusão, a partir do momento em que, por meio de iniciativas socioeducativas, mostra-se que indivíduos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista estão perfeitamente aptos a participar da vida em sociedade.

Os estudantes assistiram ao filme “Como Treinar Seu Dragão 3”, uma aventura popular entre crianças, jovens e adolescentes. Todos receberam tickets para adquirir pipoca e refrigerante, como parte da atividade. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Associação dos Amigos do Autista (Ama-Getid) e os grupos Super Mães e Super Pais.

“Desde o início da atual gestão, temos desenvolvido uma série de ações inclusivas no setor educacional, por determinação do prefeito Anderson Ferreira, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade de vida de nossas crianças, jovens e adolescentes, a exemplo do programa HandsFree, entre outras, como contratação de jovens com Síndrome de Down ou mobilidade reduzida como aprendizes. Defendemos o uso da educação como uma ferramenta de grande valia na transformação da sociedade, e essa ferramenta passa por todos, igualmente, garantindo a universalização de direitos”, explicou Ivaneide Dantas, secretária municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que compromete as áreas comunicacional, comportamental e social do indivíduo, sendo a incidência de quatro meninos para uma menina.