Jaboatão promove sessão de cinema adaptada a estudantes com autismo da rede municipal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cem alunos autistas matriculados na rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, acompanhados de pais e/ou responsáveis, participaram, na manhã deste sábado (30), de uma sessão de cinema adaptado, no Cinépolis do Shopping Guararapes, no bairro de Piedade. A ação integra a grade de programação, promovida pela prefeitura, em alusão ao Dia Internacional do Autismo, lembrado na próxima terça-feira (2), e busca dar visibilidade à luta por inclusão, a partir do momento em que, por meio de iniciativas socioeducativas, mostra-se que indivíduos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista estão perfeitamente aptos a participar da vida em sociedade.

Os estudantes assistiram ao filme “Como Treinar Seu Dragão 3”, uma aventura popular entre crianças, jovens e adolescentes. Todos receberam tickets para adquirir pipoca e refrigerante, como parte da atividade. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Associação dos Amigos do Autista (Ama-Getid) e os grupos Super Mães e Super Pais.

“Desde o início da atual gestão, temos desenvolvido uma série de ações inclusivas no setor educacional, por determinação do prefeito Anderson Ferreira, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade de vida de nossas crianças, jovens e adolescentes, a exemplo do programa HandsFree, entre outras, como contratação de jovens com Síndrome de Down ou mobilidade reduzida como aprendizes. Defendemos o uso da educação como uma ferramenta de grande valia na transformação da sociedade, e essa ferramenta passa por todos, igualmente, garantindo a universalização de direitos”, explicou Ivaneide Dantas, secretária municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que compromete as áreas comunicacional, comportamental e social do indivíduo, sendo a incidência de quatro meninos para uma menina.