Quem ainda não vacinou seus filhos contra a poliomielite ou tem pendências nas cadernetas de vacinação deve comparecer a uma das unidades de saúde do município para protegê-los. Devido ao baixo índice de cobertura vacinal no país, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, até o dia 30 de setembro de 2022.
No Jaboatão, são mais de cem salas disponíveis, entre policlínicas, Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e Vans da Vacina, que circulam nas comunidades. Em Pernambuco, a cobertura contra a poliomielite está em 46,87%, com 252.580 doses aplicadas. A imunização contra a doença é para crianças de 1 a menos de 5 anos. Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão do SUS ou CPF dos filhos.
A superintendência do Programa Estadual de Imunizações reforça o alerta de importância para vacinação dos públicos-alvo das campanhas, para a manutenção da eliminação da poliomielite, uma vez que a doença permanece como uma prioridade política, nacional e internacional, e a erradicação só será possível com o aumento para altas coberturas.
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. A transmissão se dá por ingestão de água ou alimentos contaminados e por contato direto com as fezes ou secreções da boca de pessoas infectadas e pode provocar uma série de sequelas, em geral motoras, inclusive a paralisia de uma das pernas e atrofia muscular.