Jaboatão realiza campanha de adoção de cães e gatos

Trinta e um animais recolhidos das ruas do município do Jaboatão dos Guararapes encontram-se disponíveis para adoção no Centro de Vigilância Ambiental (CVA). Os cães e gatos foram resgatados pela Secretaria Municipal de Saúde, e, após terem sido vacinados, vermifugados e castrados, agora aguardam por novos donos. A ação é parte integrante do projeto “Adote um Parceiro”, que visa retirar das ruas animais em situação de vulnerabilidade, melhorar sua qualidade de vida e reduzir o problema de superlotação nos canis.

A veterinária Keila Torreão, coordenadora de Vigilância Animal do CVA, aponta um dos benefícios – e principais diferenciais – da iniciativa. “Quem adota um animalzinho do nosso canil tem direito a acompanhamento veterinário durante toda a vida do pet”, lembra, ao acrescentar que a gestão atual segue empenhada em reduzir o quantitativo de animais nas ruas, e, com isso, ajudar a controlar problemas como sujeira e disseminação de doenças.

“Estamos em um processo de conscientização em prol do bem-estar animal, da saúde e do meio ambiente. Cada um faz sua parte ao adotar um cão ou gato que precisa de um lar, mas a população precisa entender que tudo é um ciclo: quando eles não são castrados, naturalmente vão se reproduzir. Se isso acontece e a pessoa abandona os bichinhos à própria sorte, temos nas ruas um número que só tende a crescer. É primordial que cada um cuide de seu pet de forma responsável, e isso inclui alimentação adequada, cuidados médicos, vacinas e castração”, explica Keila.

Os interessados devem comparecer ao CVA de segunda a sexta, das 8h às 16h, portando RG, CPF e comprovante de residência. O adotante passará por um processo de seleção que se inicia com uma entrevista, seguida por uma visita técnica em sua residência – o intuito é certificar-se de que o lar tem uma estrutura adequada para a criação de um pet. Após a aprovação, o adotante estará liberado para buscar seu novo companheiro. Caso tenha dificuldades para transportá-lo, o CVA se responsabiliza por encaminhar o animal em segurança até seu tutor.

O Centro de Vigilância Ambiental fica na Estrada Eixo da Integração, S/N – Engenho Velho. Telefone para contato: 3379-5784.