Jaboatão realiza Censo Rural para transformar a agricultura do município

A Prefeitura do Jaboatão deu início nesta segunda-feira (17) ao Censo Rural, que tem como objetivo realizar estudos afim de identificar as características da produção agropecuária do município. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Avellar, a iniciativa é uma forma de valorizar uma parcela fundamental da população jaboatonense. “A extensão rural do Jaboatão é gigantesca. No último censo foram registradas 15 mil famílias nessas áreas, então temos esse público como prioridade, pois a agricultura familiar é uma das bases da economia do município”, afirmou.
O Censo é fruto de uma parceria entre da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesta ação serão analisadas as características dos produtores e unidades rurais. Contempla também informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção dessa atividade econômica local. Os técnicos visitarão in loco todos os agricultores e pecuaristas do município durante os meses de outubro e novembro.
Após esse período, diversas políticas públicas serão discutidas e aplicadas, a fim de realizar investimentos e assim desenvolver e melhorar a qualidade da produção agrícola. “Queremos conhecer esses grupos de agricultores e suas realidades, para que em 2023 possamos fomentar o empreendedorismo e ajudá-los a profissionalizar esse trabalho, para assim conseguirem melhores rendas e qualidades de vida”, disse Segundo Alane Guimarães, analista responsável pelo setor do agronegócio do Sebrae.
As expectativas do agricultor Edvaldo Jerônimo da Silva, conhecido como Nino, são as melhores possíveis. Em sua propriedade, são cultivados produtos como cebola, alface e coentro. “Eu acho essa visita muito boa. Assim vamos conseguir máquinas, tratores, formas de cuidar da terra e transportar nossa produção”, afirmou.