Jaboatão realiza formação para profissionais do Programa Busca Ativa Escolar

O município do Jaboatão dos Guararapes segue sua missão de garantir a melhor educação possível para as crianças e jovens do município. Dessa forma, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quarta-feira (5) uma formação em Qualidade no Atendimento para os motoboys que fazem parte do Programa Busca Ativa Escolar, aos representantes dos sete Conselhos Tutelares e integrantes das Equipes Regionais de Educação do município.

O evento acontece na Escola de Formação dos Profissionais da Educação Professora Fátima Moura de Lima, a partir das 8h30. Serão discutidos temas como a garantir do direito à educação, ministrada pelo Secretário Executivo do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lau Lemos, e questões referentes ao atendimento às famílias e equipes gestoras nas instituições de ensino, apresentada pela Psicóloga Clínica e Organizacional, Liliam Cavalcanti.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A estratégia tem como principal objetivo combater e prevenir a evasão escolar de crianças e adolescentes. Jaboatão dos Guararapes realizou a adesão em 2014, tendo Roqson Ferreira como Supervisor Operacional do Programa e Rosilene Queiroz como Coordenadora Operacional. No período da pandemia da Covid-19, a Busca Ativa se mostrou uma ferramenta fundamental para assegurar a proteção dos estudantes e a garantia dos seus direitos.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação conta com o auxílio de motoboys, que realizam visitas domiciliares para notificar as famílias em parceria com as secretarias de Assistência e Cidadania e da Saúde, Conselhos Tutelares e da Secretaria Especial de Regionalização.