Jaboatão realiza fórum de saúde em alusão ao mês da consciência negra

Em celebração ao mês dedicado à consciência negra, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (16), no Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), o II Fórum Municipal de Saúde da População Negra. O evento teve como tema “Atenção Integral à pessoa com Doença Falciforme”, e trouxe palestras de profissionais das áreas hematológica, odontológica e obstetrícia, como também interações com o público e mesas redondas.
A Doença Falciforme é genética e hereditária, com sintomas que vão desde dores articulares até anemia crônica. A patologia tem origem africana e por isso está relacionada à afrodescendência. No Brasil, o número de portadores é mais elevado por conta da miscigenação.
De acordo com a secretária executiva de Saúde, Nadjane Neves, o evento é uma forma de mostrar o apoio à população negra do município. “Mais de 50% da população do Jaboatão dos Guararapes se identifica como preta ou parda, então é uma forma da gestão se aproximar e garantir equidade através do Sistema Único de Saúde. É um compromisso garantir o acesso da população negra à saúde, tirar da constituição e transformar em prática”, afirmou.
O evento contou com a participação de profissionais de saúde de diversos órgãos do estado. Pela manhã, o público assistiu à palestras sobre a assistência e cuidados odontológicos nos pacientes com doenças falciformes, ministradas pela cirurgiã-dentista Katia Marques e pelo médico hematologista Aderson Araújo, ambos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).
“Esse evento é muito importante porque precisamos de informação. Nesse mês evidenciamos toda luta do nosso povo e a reivindicação por reparações históricas. Quando o assunto é saúde, precisamos ter conhecimento para nos conhecermos nossos direitos e assim reivindicar as políticas públicas que precisamos”, disse Dayse Medeiros, Técnica de Enfermagem, que atua no CAPS Álcool e Drogas Recanto dos Guararapes, em Piedade.