Jaboatão realiza mutirão de recolhimento de sucatas de automóveis abandonados em vias públicas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública (Semop), realizou uma grande operação para remoção de sucatas e veículos abandonados em vias públicas do município. A ação contou com um efetivo de 25 servidores, entre agentes de trânsito, guardas municipais e membros da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Manutenção, que percorreram ruas e avenidas dos bairros de Prazeres, Jardim Jordão, Candeias e Cajueiro Seco. Além de garantir a mobilidade de pedestres e condutores, a iniciativa objetiva a segurança da população, uma vez que as sucatas podem facilmente se tornar foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, servir como ponto de uso de drogas e esconderijo para assaltantes.

Com a ação de hoje, a Semop passa a contabilizar um total de 38 veículos removidos de ruas da cidade somente neste mês de janeiro. Os automóveis sem placas foram levados para um galpão de reciclagem, no bairro de Prazeres, onde permanecerão por um prazo de 70 dias, à espera dos proprietários. Carros que possuem placas serão encaminhados para um depósito no bairro do Curado, para identificação e posterior notificação dos proprietários.

Além de precisar arcar com as despesas de acionamento de guincho, que variam de R$ 139 a R$ 415,50, o dono do veículo precisa, ainda, pagar taxa de R$ 27,50 a R$ 120, a depender do peso bruto do automóvel, referente à diária. Proprietários de automóveis abandonados em locais proibidos serão autuados de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os veículos encaminhados para leilão, caso não haja interesse do dono em reaver o bem.

A ação foi elogiada pela dona de casa Maria de Fátima da Silva, moradora do bairro de Cajueiro Seco. “A gente vê como algo positivo porque melhora a cara da cidade e deixa a gente com mais segurança”, afirmou. Denúncias podem ser encaminhadas à Central de Atendimento da Semop, por meio dos números: 0800 081 7788 / 3342-1857.