Jaboatão realiza pesquisa sobre focos de aedes aegypti em imóveis

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes está realizando o Levantamento Rápido de Índice de Aedes Aegypti (LIRAa), em todo município, para identificar os locais onde há maiores e menores percentuais de focos do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A pesquisa é feita em imóveis sorteados nas 27 áreas estratificadas, a cada dois meses. Esse trabalho da Vigilância Ambiental tem o objetivo de identificar os locais que necessitam de maior atenção no ciclo seguinte para reduzir os casos de arboviroses.

Durante a coleta, se for encontrado algum foco, o material é recolhido e levado para análise a fim de se verificar o tipo de larva. A partir dos dados, as ações preventivas são direcionadas aos locais de índices de Infestação Predial (IIP) mais elevados.

No LIRAa realizado no final de 2021, a Vigilância Ambiental do Jaboatão registrou o menor índice dos últimos cinco anos, num sinal de que o trabalho preventivo deu certo. Para garantir que os resultados continuem satisfatórios, 94 agentes da Vigilância Ambiental estão reforçando a equipe para ampliar a cobertura em todo o município. As orientações para evitar o surgimento de larvas do mosquito, é importante não permitir o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente, pois é o principal local onde o mosquito deposita os ovos.