Jaboatão recebe convite do Ministério da Saúde para participar do Inquérito Viva 2017

O Ministério da Saúde incluiu Jaboatão dos Guararapes na lista dos municípios brasileiros que irão participar da pesquisa Inquérito de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) 2017. As pesquisas serão feitas nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) de Barra de Jangada, Curado e Engenho Velho e no Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres. Desde o início do mês são realizados plantões diurnos e noturnos nas quatro unidades de saúde selecionadas, prática que se estenderá até o próximo dia 30 de setembro. A meta para o município é de que sejam preenchidas 1.500 fichas durante o período determinado.

O Inquérito Viva é uma pesquisa realizada a cada três anos e que analisa a tendência das violências e os acidentes com vítimas atendidas em unidades de urgência e emergência selecionadas, no período de 30 dias consecutivos, no mês de setembro. Os objetivos são descrever o perfil epidemiológico das vítimas, identificar fatores de risco e de proteção associados à ocorrência de violências e acidentes e propor medidas específicas de vigilância, prevenção e de promoção da saúde e cultura da paz.

Participam do Inquérito Viva 2017 profissionais da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica do Jaboatão dos Guararapes; residentes do Programa Municipal de Residência Multiprofissional; do Ageu Magalhães; do Programa em Residência Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco; do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e graduados da Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Guararapes, UFPE e UFPE-CAV.