Até o final do mês, o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti – causador da Dengue, Chykungunya e Zika, estará reforçado por uma ampla campanha educativa, lançada nesta sexta-feira (01), pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O evento aconteceu na Escola Municipal José Carneiro de Barros Campelo, em Santo Aleixo, com a participação de mais de 50 alunos formados “agentes-mirins” por supervisores da Vigilância Ambiental, com apoio do novo mascote da prefeitura, o Motosquito.
“Nosso trabalho no combate ao Aedes Aegypt é diário e tem trazido significativa redução dos casos de arboviroses: 48% no que se refere à Chikungunya e 13% nos de dengue, até a última semana. Mas não podemos relaxar. E juntamos as secretarias de Saúde e Educação nessa grande campanha, direcionada para as áreas mais atingidas pelas chuvas”, observou o prefeito Mano Medeiros.
Após a aula teórica, os estudantes se dividiram em duplas e acompanharam 45 agentes da Vigilância Ambiental pelas ruas de Santo Aleixo, distribuindo panfletos e orientando moradores. “Eu aprendi que não pode deixar água parada em vasos, garrafas, caixa d´água destampada… e vou ensinar por aí, estou achando muito bom”, disse o estudante Richarlison Pedro do Carmo, de 13 anos, do sétimo ano.
Supervisora da escola, Reni Cleide salientou a importância da ação educativa. “A educação transforma. Nada melhor do que multiplicar o conhecimento e a campanha é uma forma de as informações extrapolarem os muros da escola e adentrarem a comunidade”, declarou. Morador do bairro, o protético José Martins, 64, também aprovou a ação. “É muito importante manter os cuidados, eu faço meu dever de casa”, disse.
A secretária de saúde, Zelma Pessôa, explicou que, nesta época de chuva, é comum o aumento da proliferação do mosquito, por isso a necessidade de reforçar os cuidados. “Até o final do mês, a cada semana a campanha vai contemplar uma comunidade diferente, sempre junto com os alunos da rede municipal e equipe da Vigilância Ambiental”, destacou. A campanha utiliza moto-som, spots de rádio, panfletos e redes sociais.