Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão reforça fiscalização ambiental e urbana com drone e novos veículos

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforçou a fiscalização ambiental e urbana no município com a ampliação da frota – que agora passa a contar com 18 viaturas – e a aquisição de um drone de última geração. Com esses novos instrumentos, 40 fiscais e agentes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) poderão realizar o trabalho com mais eficiência e agilidade. O objetivo é identificar construções irregulares, desmatamento ou retirada de material sem autorização, monitorar locais de desova das tartarugas na orla, entre outras atividades preventivas.

Em dois anos, a atual gestão avançou na área de fiscalização. Somente no ano passado, foram realizadas cerca de 200 ações na área ambiental, e o número de autuações e notificações aumentou em mais de 50%, se comparado a 2017, gerando R$ 2,3 milhões em multas. Já no setor urbanístico, foram feitas 748 fiscalizações em 2018 – a meta, com a aquisição dos novos equipamentos, é chegar a cerca de 1.500 atividades em 2019.

Ao anunciar os investimentos, o prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância de inovar na fiscalização urbana e ambiental. “Adquirimos novos veículos e consideramos fundamental termos esse drone, que é um dos mais modernos do mercado. Com esse equipamento, será possível identificar as irregularidades e os fiscais chegarão ao local com mais rapidez. Jaboatão é um município extenso, com 258 km² de área, por isso precisamos ter essa preocupação com a sustentabilidade e a ocupação urbana”, assinalou.

O drone adquirido pela prefeitura tem um alcance de oito quilômetros, autonomia de voo de 31 minutos e pode chegar a atingir velocidade de 72 km/h. Além da fiscalização, o uso do equipamento servirá para a gestão municipal poder planejar futuras intervenções urbanas.