Jaboatão reforça orientações a banhistas e comerciantes sobre surgimento de manchas de óleo

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes intensificou, neste fim de semana, as ações para distribuição de materiais informativos sobre como a população deve proceder caso encontre manchas de petróleo na orla da cidade, quais os cuidados necessários a serem adotados e o que fazer em situações de contato acidental com o material. Durante todo o sábado e domingo, 50 agentes percorreram os oito quilômetros das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, abordando banhistas, turistas e comerciantes, para dar instruções. Jaboatão dos Guararapes foi um dos municípios pernambucanos atingidos pelas manchas de óleo, mas antes mesmo da chegada do material, instalou protocolos próprios de segurança para lidar com a presença da substância e providenciar o recolhimento de forma rápida e segura.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou de perto toda a situação e, desde o início, tem reforçado a importância da adoção de medidas imediatas para que a contenção e remoção desse óleo obedecesse rígidos protocolos de segurança. “Antes mesmo de nossas equipes avistarem esse material, nossa preocupação sempre foi de garantir que a limpeza de nossas praias fosse realizada rapidamente, mas, principalmente, de forma a garantir a integridade dos nossos trabalhadores e, também, da população. Estabelecemos um protocolo próprio, que tem se mostrado bastante eficiente. E uma dessas ações é justamente a elaboração dessa cartilha, que informa a população sobre como agir nessa situação”, explicou o gestor.

A vendedora ambulante Flávia de Freitas, que costuma comercializar espetinhos entre as praias de Piedade e Candeias, disse que vai levar panfletos para entregar aos familiares e vizinhos, e elogiou a ação. “É algo que a gente nunca viu por aqui, então fica todo mundo meio apreensivo, sem saber muito como agir nessas horas. As dicas do pessoal da prefeitura e esses panfletos vão ajudar bastante, sem dúvida. É bom saber que a nossa segurança está sendo preservada”, pontuou.