Jaboatão sedia 1ª Copa Nordeste de Skimboard de 13 a 15 de abril

O município do Jaboatão dos Guararapes sediará a 1ª Copa Nordeste de Skimboard, entre os dias 13 e 15 deste mês, na praia de Candeias. O torneio é promovido pela Associação Pernambucana de Skimboard (Apeskim) com apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e reunirá competidores de todo o País. No primeiro dia, será realizado um workshop com os atletas e alunos da rede municipal de ensino, que receberão aulas práticas de skimboard. As disputas iniciarão no sábado (14) e as finais acontecerão no domingo (15).

O skimboard é um esporte que nasceu nas praias e começou a evoluir nos anos 70, como uma das alternativas ao surf. O princípio é correr e lançar a prancha no espelho da água do mar e deslizar. Com o tempo, as pranchas foram aperfeiçoadas para garantir manobras mais radicais e com maior velocidade.

Pernambuco teve papel de destaque nessa evolução, com a preparação de atletas e realização de campeonatos. Hoje, além dos atletas pernambucanos, se destacam, no cenário nacional, competidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.