O projeto desenvolvido no município do Jaboatão dos Guararapes para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social está entre os três vencedores do Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023. O resultado foi informado à Prefeitura do Jaboatão pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) nesta sexta-feira (6). As experiências vencedoras serão apresentadas em um workshop, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, em Washington DC, Estados Unidos, em uma parceria entre a OPAS e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A iniciativa “Todo artista tem que ir aonde o povo está” – Estratégia de Vacinação Extramuros da População em Situação de Rua” concorreu com outras 100 da América Latina e Caribe. O projeto foi pensado, elaborado e é executado através de uma parceria entre o poder público municipal, representado pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social, movimentos sociais e com a participação das próprias pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo é realizar acolhimentos, fortalecimento de vínculos e promoção da saúde.
As ações são voltadas para pessoas em situação de rua, uso abusivo de drogas, profissionais do sexo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. São realizadas atualizações vacinais; entrega de analgésicos e antitérmicos para possíveis efeitos colaterais; distribuição de água mineral, lanches, preservativos e lubrificantes; acolhimento e sensibilização para adesão aos serviços; realização de pré-cadastro para CadÚnico e confecção de cartão SUS.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância desse prêmio, uma vez que se trata de mais um reconhecimento internacional que o município conquista. “Nossa gestão tem como prioridade oferecer melhores condições e qualidade de vida para todos os jaboatonenses. E há uma atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa estratégia exitosa é mais um exemplo do compromisso e de um trabalho que vem sendo efetivo. Para nós é uma satisfação servir de referência para outros países”, falou o prefeito.
“Trabalhar pela equidade social e em saúde é a mola que nos impulsiona incessantemente. Entender cada indivíduo como parte do todo e tratá-lo sob esta ótica, faz com que possamos realizar estratégias de saúde mais justas e com acesso ampliado. Acertamos no caminho quando construímos coletivamente, respeitando as diferenças. Essa gestão tem um olhar voltado para os mais vulneráveis e prioriza o tratamento equânime da população”, disse a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Além da participação no evento, que acontecerá nos Estados Unidos, a iniciativa receberá o reconhecimento da OPAS-OMS e fará parte da rede regional de inovação social em saúde na América Latina e no Caribe (ALACISS). Isso permitirá compartilhar experiências e conhecer a inovação social em saúde, participar de espaços interativos inovadores, além de eventos e cursos. O trabalho também será compartilhado por meio de diversos canais digitais, como o site SIHI LAC, SIHI Global e o site da OPAS, entre outros. A Iniciativa de Inovação Social Em Saúde (SIHI) é uma rede global de indivíduos, organizações e instituições que defendem a inovação social na saúde e promovem a investigação em inovação social. Lançada em 2014, a Rede SIHI está crescendo cada vez mais e premia iniciativas inovadoras em toda América Latina e Caribe.