Jovens com deficiência são recebidos pelo prefeito Mano Medeiros e emocionam funcionários, no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

André Luiz, 13 anos, quer ser biólogo. Renan Rodrigues, 14, advogado. Já Kaylane Felix, 13, pretende ter duas profissões: veterinária e estilista. Estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, eles fazem parte do grupo de alunos com deficiência que foram recebidos pelo prefeito Mano Medeiros, nesta quarta-feira (31), junto com mães e responsáveis, para conhecer a prefeitura, interagir com funcionários, compartilhar sonhos e celebrar a inclusão. A visita fez parte do encerramento das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência do Jaboatão, iniciada no dia 25.

O som do violino de Uli Firmino, 29, e do violão de sua tia e professora, Daniele Genuíno, provocaram uma emoção coletiva entre os funcionários, que se reuniram no entorno do grupo cantando em coro: “Segura o teu filho no colo, sorri e abraça os teus pais enquanto estão aqui…”. Logo em seguida foram encarregados de apresentar as instalações aos estudantes pelo prefeito, que também recebeu o grupo em seu gabinete para uma conversa informal. João Tavares, 14, o entregou um certificado de gratidão. “Achei tudo isso muito especial e interessante, tanto para pessoas especiais quanto para qualquer outra”, disse o garoto, que falou do sonho de trabalhar com mecânica.

Ângela Maria, mãe de Guilherme Luiz, de 6 anos, contou ter hesitado em levar o filho na visita, já que barulho e estímulos em excesso não agradam crianças com autismo.  “Mas é muito importante incluir as crianças com deficiência em todos os ambientes. E ele ficou muito bem”, comemorou. Ela chamou atenção das mães para estimular sempre a capacidade dos filhos. “Terapia não é só em clínica, precisa ser feita em casa, todo dia. Eu consegui alfabetizar Guilherme em casa, durante a pandemia, com o material que foi produzido pela rede municipal, vídeos e orientação da professora. Quanto mais eu vejo o resultado, mais vou atrás do desenvolvimento de meu filho”, complementa.

“Estive em algumas atividades ao longo da Semana da Pessoa com Deficiência. E me emocionei em muitos momentos. Eu e minha mulher, que articulou algumas iniciativas. Os depoimentos de mães e filhos nos mostram que estamos no caminho certo, transformando a vida dessas pessoas tão especiais, porque não tratamos o tema de forma isolada e pontual. Inclusão é uma política da gestão, trabalhada de forma intersetorial. Temos vários programas em andamento e outros virão”, declarou o prefeito, parabenizando mães e a equipe que atua junto a pessoas com deficiência pela dedicação à causa. Gestores da educação agradeceram a sensibilidade e humanidade do prefeito e da primeira-dama, Andrea Medeiros. A visita teve tradutora de libras.

Ao longo da semana, a programação organizada pelas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde contou com exposição fotográfica, seminários, atividades pedagógicas, de lazer, de orientação ao mercado de trabalho, de conscientização e empoderamento. Mais de 250 estudantes com deficiência participaram de sessões de cinema no Shopping Guararapes e na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Neste último também houve visita guiada com interação tátil de peças pertencentes ao seu acervo. E no shopping, a exposição Razões para Incluir, com fotos de crianças com deficiência e suas mães, reforçava a necessidade de respeito e inclusão. A prefeitura conta com 70 funcionários com deficiência. E mantém serviços de reabilitação, estudo em casa, acompanhamento de gestantes surdas, entre muitos outros.