Laboratório municipal de Jaboatão é o primeiro a realizar exame de IgG para identificar a Covid-19

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta segunda-feira (13), que o Laboratório Municipal Zeferino Veloso é a primeira unidade pública do Estado a realizar análise de exames sorológicos de IgG (infecção passada) para identificação da Covid-19. Os resultados saem em até 48 horas e os usuários podem recebê-los através do aplicativo De Olho no Exame. Para isso, o município adquiriu recentemente o equipamento de imunologia XPT Centauro, que está entre os mais modernos do mundo.

Além disso, a coleta do material sorológico foi ampliada de 30 para 99 pontos, nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas, mediante solicitação médica. “Nossos esforços são voltados para manter a população segura. Desde o início da pandemia, estamos reforçando a realização de exames, e essa intensificação na rede pública de saúde é extremamente importante para identificar as pessoas doentes. E recomendar a quem apresentar sintomas que iniciem o processo de isolamento social. Só dessa forma poderemos evitar novas contaminações”, comentou Anderson.

Para realizar o exame nas unidades de saúde do município, o usuário precisa agendar o teste pessoalmente. Para exames no Centro de de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), os contatos são através dos números: (81) 3233-6355, 99975-1640 e também pelo email testatagem.cievsjaboatao@gmail.com. Nas unidades de saúde interligadas ao laboratório, o usuário receberá um login e senha, além de um QR-Code, para ter acesso aos resultados dos exames por meio do aplicativo De Olho no Exame.