Mães de filhos com autismo compartilham experiências em workshop promovido pela Prefeitura do Jaboatão

O prefeito do Jaboatão  dos Guararapes, Mano Medeiros, e a primeira-dama Andrea Medeiros participaram do Workshop “De mãe para mãe: Brincar é o melhor remédio! ” E em casa, melhor ainda!”, na tarde desta terça-feira (23),  no Cineteatro Samuel Campelo, no Jaboatão Centro. A ação concluiu a programação do mês dedicado à conscientização sobre o autismo.
Durante o encontro, as mães trocaram experiências e compartilharam estratégias para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de brincadeiras e atividades lúdicas realizadas no ambiente familiar.
A palestrante e psicomotricista Andrezza Rocha destacou a importância das mães brincarem com seus filhos no dia a dia. “Através  de brinquedos simples como jogo da memória, é possível trabalhar a questão sensorial e motora da criança com autismo. As brincadeiras vão marcar memórias  e criar vínculos afetivos com a família. A ideia do workshop foi passar para as mães que elas podem estimular seus filhos, compartilhando  momentos lúdicos e estimulando a troca de aprendizagem com eles”, apontou a especialista.
A telefonista Shannaya Zarzar assistiu atenta as dicas que aprendeu no evento. “Esse evento me ensinou que temos que nos dedicar com muito amor e afinco para estimular os nossos filhos na parte motora e também da criatividade. E isso pode ser feito através de jogos infantis e brincadeiras em casa. Foi muito bom assistir essa palestra e ter tido essa troca com outras mães”, disse emocionada.
O workshop é parte do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do município, coordenado pela primeira-dama, Andrea Medeiros, que prestigiou o evento. “Encontros como este dão luz à questão da pessoa com autismo e reafirmam a importância da inclusão e garantia de direitos para esse público. A gestão municipal tem apoiado e promovido ações para fortalecer essa causa tão importante”, afirmou Andrea.
A primeira-dama lembra que a Prefeitura em breve irá lançar edital de concurso público que inclui mais de 900 vagas para auxiliar de apoio pedagógico, além de psiquiatra infantil e neuropediatra, e também capacitação de funcionários para atender de forma adequada quem tem TEA, bem como aplicadores do método ABA.