Mais de 130 tartarugas marinhas nascem na praia de Piedade

Cento e trinta e sete ovos de tartarugas marinhas da espécie tartaruga-de-pente eclodiram, na manhã desta quinta-feira, na praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. Os filhotes foram conduzidos ao mar por técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag), que atuaram para garantir que a soltura dos animais acontecesse com segurança, isolando a área, a fim de evitar que a ação de banhistas, eventualmente, pudesse interferir no trajeto. A previsão é de outros sete ninhos monitorados pelas equipes da prefeitura ecludam entre os meses de abril e maio na orla do município.

De acordo com o chefe de núcleo da Semag, Adriano Artoni, desde o início do ano, mais de dois mil filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Segundo ele, uma tartaruga pode colocar entre 120 e 200 ovos em cada ninho e o nascimento dos filhotes pode ocorrer em até 60 dias.

“Nossa gestão tem um cuidado e preocupação muito grande para que esses ninhos não sejam violados. No final do ano passado, aprimoramos esse monitoramento com a chegada de 60 placas móveis de sinalização, que servem, entre outras coisas, para indicar os pontos onde estão os ninhos monitorados, além de informar o número da ouvidoria, por onde a população pode entrar em contato para informar sobre uma nova desova ainda não identificada ou denunciar se algum infrator tentar roubar ou mexer nos ovos”, disse Adriano Artoni.

Agressões contra animais ou ataque a ninhos é crime, sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por ovo.