Cento e cinquenta e sete filhotes de tartaruga marinha nasceram, na manhã desta quarta-feira (6), na praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. Os ninhos estavam sendo monitorados de perto por técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão (Semag). O nascimento dos filhotes, da espécie tartaruga-de-pente, foi acompanhado por cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental, que, ao final, participaram de uma palestra sobre educação ambiental.
Desde o início do ano, mais de três mil filhotes de tartaruga nasceram nas praias do Jaboatão, que registra cerca de 400 ninhos ao longo dos oito quilômetros de orla. Existe, no município, um programa de proteção às tartarugas marinhas que inclui, entre outras medidas, a instalação de placas informativas, áreas de proteção e monitoramento motorizado, a fim de garantir que os locais de desova não sejam violados.
Qualquer tipo de violação está sujeito à multa e prisão. Matar, perseguir ou capturar tartarugas marinhas ou seus ovos configura crime ambiental. A multa para quem for flagrado pode chegar a R$ 5 mil.