A primeira edição da Jornada Ecológica do Jaboatão dos Guararapes, ação promovida pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Pública (Semag), chegou ao fim nesta sexta-feira (29), após um período de dois meses em atividade. A última apresentação foi realizada na Escola Municipal Aluísio da Cunha Morais, em Barra de Jangada. Ao longo dos últimos 60 dias, 2.538 crianças da rede municipal de ensino participaram das atividades educativas promovidas pela jornada, que visa sensibilizar os estudantes quanto à importância do Rio Jaboatão.
A iniciativa percorreu 12 escolas situadas nas proximidades do curso principal do rio. Equipes de educadores ambientais realizaram palestras, apresentações teatrais com fantoches e oficinas participativas. “Um dos nossos principais objetivos é conscientizar as crianças a respeito da poluição e do descarte de lixo no meio ambiente”, explicou Danielle Santana, chefe do Núcleo de Educação Ambiental da Semag.
De acordo com a ambientalista, a próxima etapa do projeto encontra-se em fase de concepção e deverá será voltada para outros equipamentos públicos, além da colônia de pescadores Z-25, que exerce forte influência ambiental sobre o estuário do rio.