DESCRIÇÃO
A regulação é o mecanismo de gestão que possibilita que o usuário seja atendido
pelos diferentes serviços de saúde especializados da rede própria e conveniada no
SUS. A organização, controle, gerenciamento e priorização de acesso e dos fluxos
assistenciais ocorre sob gestão da Central de Regulação pela Secretaria Municipal de
Saúde.A Central de Regulação possibilita que o usuário acesse os procedimentos
ambulatoriais, seja de exames ou consultas especializadas, assim como o
referenciamento a serviços da rede hospitalar que demandam maior complexidade.
REQUISITOS
Usuário ser residente do município e estar com a solicitação de encaminhamento,
feito por profissional de saúde da rede, para procedimentos especializados.
PRINCIPAIS ETAPAS
Identificação da Necessidade: O primeiro passo é identificar a necessidade de
atendimento especializado. Isso pode ocorrer após uma consulta inicial com um
médico generalista ou de família, onde foi determinado que o problema requer
cuidados especializados.
Elaboração da Solicitação de Encaminhamento: Se o médico generalista
determinar que o usuário precisa de atendimento especializado, ele elaborará
uma solicitação de encaminhamento para um especialista ou para um serviço de
saúde específico.
Cadastro no SISREG: A equipe da Unidade de Saúde responsável pelo
encaminhamento cadastrará o usuário no Sistema de Regulação (SISREG), que é
responsável por gerenciar o acesso dos pacientes aos serviços de atenção
especializada.
Acompanhamento do Encaminhamento: Após o cadastro no SISREG, o usuário
pode acompanhar o andamento do encaminhamento, verificando o status da
solicitação através do app/site “De Olho na Consulta” ou solicitando
informações na própria Unidade de Saúde.
Marcação da Consulta Especializada: Quando o encaminhamento for
autorizado, os dados do agendamento estarão disponíveis no “de Olho na
Consulta”. Essas informações também estarão disponíveis no SISREG podendo
ser consultada na sua unidade de saúde;
Comparecimento à Consulta: No dia e horário marcados, o usuário deve
comparecer à consulta com o especialista, levando consigo todos os
documentos necessários, como documentos de identificação, cartão do SUS e a
solicitação de encaminhamento.
É necessário estarem atualizadas as informações pessoais que constam no Cartão
Nacional de Saúde do usuário.
Informamos que para agendamento para os grandes Hospitais da Região
Metropolitana e procedimentos de alta complexidade, a solicitação é realizada nas
policlínicas, em sistema especifico do Estado de Pernambuco. Esses procedimentos
são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde.
PREVISÃO
Depende da especialidade, da justificativa clínica que consta no encaminhamento e
do critério de priorização.
PÚBLICO ALVO
Usuários do SUS
PRESTAÇÃO DO SERVIÇO/FORMA:
Presencial
TAXAS
Não há cobranças de taxas
CANAIS DE ATENDIMENTO
Disponibilizamos alguns mecanismos para realização de manifestações:
- VIA INTERNET:
Caso não encontre o que procura, faça uma manifestação por meio do Sistema da Ouvidoria Eletrônica, acessando o endereço eletrônico disponível abaixo.
- PRESENCIALMENTE:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de forma física também. A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes está disponível à todo(a) cidadão(ã) no seguinte endereço:
Avenida Barreto de Menezes, 1648 – Prazeres
- E-MAIL:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de correio eletrônico também:
- TELEFONE:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de ligação gratuita:
0800.081.8899
- WHATSAPP:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de aplicativo para mensagens instantâneas
99422.5177
GESTOR DA OUVIDORIA
Lorena Ventura
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
08h às 14hh – de segunda a sexta-feira