Mestre Saúba é declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco

O artesão José Antônio da Silva, popularmente conhecido como Mestre Saúba, morador do bairro de Vila Rica, no Jaboatão dos Guararapes, foi escolhido Patrimônio Vivo, no 14º Concurso do Registro Vivo do Estado de Pernambuco. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (10), sendo o Mestre Saúba o mais votado entre os seis eleitos. Até chegar à escolha final, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural analisou mais de 200 artistas populares inscritos e, após duas etapas eliminatórias, chegou aos vencedores. A cerimônia oficial acontecerá no mês de agosto.

Os critérios utilizados são saberes dos candidatos, contribuição na formação cultural em seus territórios, tempo de existência, histórico e regionalização. Mestre Saúba, que trabalha com artesanato há 45 anos, cumpriu todos os pré-requisitos e teve seu talento reconhecido.

O artesão tornou-se especialista em brinquedos como mané gostoso, rói-rói e carrinhos de madeira, produzidos com peças de imbaúba no seu ateliê em Vila Rica. Mestre Saúba conta que seus brinquedos mexem com o imaginário e com a história de muita gente, nesse tempo de tanta tecnologia.

“O que me satisfaz é acordar cedo e fazer brinquedos, porque sei que vou fazer uma criança feliz. Não podemos deixar de preservar o que está no nosso imaginário e que seja acessível com as mãos”, diz o artista.

A arte do Mestre Saúba pode ser conferida no estande do Jaboatão montado na Fenearte, no Centro de Convenções, até o próximo domingo. Ele participa de feiras e exposições, no Brasil e no exterior, sendo um legítimo representante da cultura popular. Também leva seus ensinamentos às escolas, através de oficinas e capacitações e utiliza seu próprio ateliê para ensinar sua arte, e dessa forma, contribui para que tenha continuidade.