Ministra Damares afirma que Jaboatão será referência na proteção e capacitação de mulheres

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançará, dentro de 60 dias, dois programas nacionais visando à proteção e qualificação de mulheres – o Qualifica e o Salve Uma Mulher. O município brasileiro escolhido para o início das atividades é Jaboatão dos Guararapes, conforme anunciou, nesta sexta-feira (13), a ministra Damares Alves, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito Anderson Ferreira. A ministra explicou que Jaboatão será referência por conta da estrutura que tem no Espaço Mulher Empreendedora e na defesa à mulher que a gestão municipal já desenvolve.

“A ideia é que o lançamento do programa seja no Jaboatão. Nós viemos hoje para ver a parte técnica e o espaço. Agora, que já conhecemos e conversamos, podemos anunciar que, em no máximo dois meses, este piloto já estará em execução neste município. Escolhemos Jaboatão para fazer o lançamento desse programa porque observamos que o prefeito Anderson Ferreira faz uma gestão participativa. Nós já conhecemos as iniciativas do prefeito, sabemos do seu compromisso e sabemos do seu trabalho na defesa e proteção da mulher. Jaboatão será um ‘case’”, disse Damares Alves.

A ministra disse que a administração municipal “ousou em nos procurar”. “O prefeito já bateu em nossa porta inúmeras vezes querendo trazer todos os projetos do ministério para cá. A prefeitura já vem realizando ações e nós vamos fortalecer o que já existe. Aqui é o lugar ideal para os programas pilotos”, garantiu a ministra, ao acrescentar que um desses projetos será de qualificação para a juventude, na área de tecnologia.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância da parceria para a implantação dos programas Qualifica e Salve Uma Mulher porque coincide com as ações que o município realiza. “Daqui a 30 dias, vamos inaugurar o Espaço Mulher Empreendedora, no Mercado das Mangueiras, e com essa parceria vamos fortalecer as atividades de qualificação e de proteção às mulheres. Vamos oferecer capacitação nas áreas de beleza, corte e costura, gastronomia e estética”, disse.

O gestor jaboatonense explicou que também haverá palestras e orientações sobre como combater a violência contra a mulher, que já fazem parte das políticas públicas desenvolvidas no município. “Quando a ministra Damares Alves vem a nossa cidade e faz anúncios como o de hoje, nos estimula ainda mais a continuar e fortalece o que estamos realizando”, ressaltou Anderson Ferreira.

PROGRAMAS
O programa Salve Uma Mulher, que será lançado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos terá o objetivo de orientar profissionais que trabalham com o público feminino a identificar sinais de agressão e, dessa forma, ajudar a vítima da violência. Já o Qualifica, vai oferecer capacitação de mão de obra, visando aumentar a autoestima e empoderamento às mulheres.