Nova Unidade de Saúde da Família é inaugurada pela Prefeitura do Jaboatão, no Alto Dois Carneiros II

Os moradores do Alto Dois Carneiros II, no Jaboatão dos Guararapes,  ganharam uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). Com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e capacidade para ofertar todos os serviços da Atenção Básica  para  4.000 pessoas e 1.069 famílias das imediações,  a unidade foi inaugurada nesta quarta-feira (27), com a presença do prefeito Mano Medeiros, secretários, equipe de atendimento e moradores.

“Essa é mais uma conquista dos jaboatonenses na nossa gestão, que vem avançando e se destacando em vários serviços. A própria USF foi reformada em parceria com a Faculdade Tiradentes (FITS), por meio do COAPES ( Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde ), ferramenta premiada como a melhor experiência de Pernambuco, neste mês. Estamos reforçando o setor de saúde com novas contratações de várias especialidades e vem aí a PPP da saúde, que investirá R$750 milhões em novas unidades e melhores serviços”, declarou o prefeito.

A USF  fica localizada na 1ª Travessa Belém de Judá, Nº 43. A equipe conta com médico, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e sete agentes comunitários. “Por dessa unidade, a comunidade local vai dispor de consultas, exames pré-natal e preventivo, vacinação, atendimento domiciliar e todas atividades de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos. O agendamento é feito pela equipe nas visitas às famílias, mas pode ser no local também”, salientou a secretária de saúde, Zelma Pessôa.

O registro das informações dos usuários será realizado através do Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC, sendo todos os consultórios equipados com computador para essa finalidade, assim como os resultados dos exames também estarão disponíveis via internet através da própria unidade e do aplicativo De Olho no Exame, além do acesso aos demais pontos de atenção da rede através do sistema de regulação, a fim de garantir a continuidade do cuidado. Os dados são lançados no Sistema Nacional de Saúde.

“Isso aqui é um presente que a comunidade recebe. Vamos vir aqui e ser muito bem atendidos, como sempre fomos. A equipe (que já atuava em outra unidade, mas ficava muito distante) não é dez  nem cem. É mil! Só tenho amor e gratidão”, comemorou o aposentado Abdias Assis Menezes, de 73 anos, que ajudou o município a encontrar o melhor local para funcionamento da USF. O prefeito agradeceu a ajuda da comunidade na instalação do espaço. “É assim que se constrói, com colaboração”, disse.