Operação da Prefeitura do Jaboatão fiscaliza bares e restaurantes no primeiro dia de reabertura do setor

A partir desta segunda-feira (20), bares e restaurantes do Jaboatão dos Guararapes poderão voltar a atender clientes de forma presencial. A medida faz parte do plano municipal de retomada das atividades econômicas, que, entre outros pontos, estabelece horário de funcionamento das 6h às 20h e uma série de normas a serem seguidas pelos proprietários para evitar a disseminação do novo coronavírus. A fim de garantir o cumprimento das regras estabelecidas em decreto, a prefeitura montou uma força-tarefa para atuar junto aos estabelecimentos, tudo para garantir a segurança de clientes e trabalhadores.

Agentes da Vigilância Sanitária e do Procon do Jaboatão realizaram uma inspeção minuciosa nos locais para avaliar, entre outros quesitos, a distância entre mesas, capacidade de lotação e higienização correta dos utensílios utilizados para atender a clientela. De acordo com o secretário-executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer do Jaboatão dos Guararapes, André Trajano, essa operação será intensificada ao longo dos próximos 15 dias, nas sete regionais da cidade.

“A ideia é orientar funcionários, donos de estabelecimentos e clientes, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19. É preciso ter em mente que estamos passando por uma flexibilização do comércio, mas isso não significa que a pandemia acabou. Seguimos observando diariamente, junto à Secretaria Municipal de Saúde, os boletins epidemiológicos para garantir a segurança da população a cada novo passo nessa retomada da normalidade”, pontuou Trajano.

ACADEMIAS
Além de bares e restaurantes, voltam a funcionar, a partir de hoje, academias e centros esportivos. Entre as regras exigidas, estão a disponibilização de recipientes com álcool em gel para higienização das mãos, uso obrigatório de máscara e limpeza constante dos equipamentos. Campanhas educativas têm sido realizadas desde o início do mês junto aos proprietários para que essa reabertura seja feita com segurança e respeito às normas.