Outubro Rosa: obedecendo protocolos preventivos da Covid-19, Jaboatão oferece exames gratuitos de mamografia

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta sexta-feira (2), na Unidade de Saúde da Família do bairro de Dois Carneiros Baixo, a abertura oficial do Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama. A ação tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população feminina a respeito da importância do diagnóstico precoce e da prevenção, com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida das mulheres.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pêssoa, é preciso aproveitar o momento para reforçar a importância dos meios de prevenção e do diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes, e, assim, aumentar as chances de cura.

“A nossa gestão tem um compromisso muito sério com a saúde da população. E em atenção à campanha, montamos um cronograma contínuo de mamografias que irá visitar diversos bairros do município levando atendimento médico e informação às mulheres do Jaboatão”, disse a gestora.

Maria do Socorro Nascimento, de 66 anos, parabenizou a ação e o tratamento que a prefeitura tem dado aos idosos do município. “Estou muito feliz por nossa comunidade estar recebendo atenção e cuidados para que nossa saúde não fique comprometida. Não falo nem só do mamógrafo, porque também tenho sido muito bem atendida nas Unidades de Saúde daqui. Isso pra mim, que sou idosa, é fundamental”, afirmou.

Durante o dia, serão atendidas 60 mulheres, com idades entre 50 e 69 anos. Para se consultar, as interessadas devem comparecer na USF de Dois Carneiros Baixo e apresentar o cartão do SUS, RG, CPF, telefone para contato e o CEP. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, por conta da pandemia da Covid-19, é necessário seguir os protocolos preventivos, como o uso obrigatório de máscaras para as pacientes e acompanhantes, além de distanciamento entre pacientes. Além disso, todos precisam obrigatoriamente passar por aferição de temperatura corporal. A unidade móvel ficará no local até finalizar todos os atendimentos previstos para hoje.