Animação, disposição e passeio de bike marcaram as comemorações do aniversário de 430 anos do Jaboatão dos Guararapes, na manhã deste domingo, reunindo servidores e amantes do ciclismo, que saíram do Parque da Cidade, em Prazeres, onde cantaram parabéns para o município. O grupo seguiu pelas ruas da cidade, guiados pela Guarda Municipal, até a orla de Piedade e foi recebido com música ao vivo e alegria, em uma parceria com o Sesc.
O prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama, Andrea Medeiros, pedalaram juntos. “Tivemos uma semana muito especial, nesse aniversário, e esse passeio veio para renovar ainda mais nossas energias. Foi lindo. É muito bom estar junto da população, de nossos familiares e amigos, de todos que vieram prestigiar o aniversário da cidade que tanto amamos. Só podemos agradecer aos que participaram, seja pedalando ou trabalhando. E mais uma vez dizer: parabéns Jaboatão”, declarou o prefeito.
O aposentado Elias Nascimento, de 62 anos, pedala todos os finais de semana com um grupo de amigos que mudou os planos, neste domingo, para participar do passeio organizado pela prefeitura. “Temos que valorizar nossa cidade. É o aniversário do Jaboatão”, disse ele. O serralheiro Carlos André, 42, integrante do grupo, falou da importância desse tipo de atividade. “Andar de bicicleta é bom para a saúde e para as amizades, inclusive para conhecer novas pessoas”. Já a autônoma Simone Dias, 53, registrou: “Temos visto boas mudanças nessa gestão, aos poucos os avanços vão acontecendo”.
MUTIRÕES – Mas a festa ainda não acabou. De amanhã até quarta-feira (8 a 10), as atividades de aniversário serão voltadas para os pets, com três mutirões de atendimento e castração, das 9h às 16h, sendo os dois primeiros na UBS Pet de Massangana e o último, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), no bairro da Muribeca. Ao todo, 120 cirurgias de cães e gatos já foram agendadas junto à Secretaria-executiva de Bem-estar Animal e serão realizadas no castramóvel.
“É o maior mutirão de castração do município. Uma ação muito importante para atender animais resgatados por pessoas carentes, que vivem em situação de rua ou abandonados. Teremos duas equipes de médicos veterinários realizando atendimento prévio para entrar na cirurgia e outras quatro (com cirurgiões e anestesistas) para realizar as operações”, explica a secretária da pasta, Carolina Lemos.