Peça premiada dá início à 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes

Nesta terça-feira (16), o Cine Teatro Samuel Campelo abriu as portas para a 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes. O evento, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel), recebeu em seu primeiro dia o premiado espetáculo “Um Minuto Para Dizer Que Te Amo”. Com uma abordagem poética, a peça retrata a via crúcis de uma família atormentada pelo Mal de Alzheimer.

Produzida pelo coletivo pernambucano Matraca Grupo de Teatro, do Sesc Piedade, a montagem tem direção de Rudimar Constâncio, texto de Luiz Navarro e dramaturgismo de Moisés Monteiro de Melo Neto. “É revigorante ver que, em um momento tão difícil para o nosso País, a Prefeitura do Jaboatão se propõe a abrir um novo edital e dá espaço e voz aos artistas locais. Desejamos que este seja um projeto que viva por muito tempo”, comentou o diretor Rudimar Constâncio.

Durante a abertura oficial do evento, a organização prestou homenagem ao ator e diretor José Pimentel. Coube a Hemerson Moura, ator que substituiu Pimentel na edição de 2018 da Paixão de Cristo do Recife, receber a homenagem. “José Pimentel representa a resistência artística e o próprio Teatro Samuel Campelo tem uma história de resistência, então representá-lo nesse momento, em que a prefeitura toma as rédeas para incentivar a cultura, é muito gratificante”, pontuou Hemerson. O festival ainda rendeu homenagem à atriz Cira Ramos e à Associação de Teatro do Jaboatão dos Guararapes.

A 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes continua nesta quarta-feira (17), às 15h, com apresentação da peça infantil “Peter Pan”, de Nina Fernandes. A montagem acontece no Cine Teatro Samuel Campelo. Às 19h30, a Casa da Cultura Nobre de Lacerda abre as portas para a apresentação de “Congresso do Kaos”, de Rodrigo Hermínio. As entradas são gratuitas.

Confira a programação completa:

17/10 (quarta-feira)
15h – “Peter Pan”
Local: Cine Teatro Samuel Campelo

19h30 – “Congresso do Kaos”
Local: Casa da Cultura Nobre de Lacerda

18/10 (quinta-feira)
5h – “Assim Me Contaram, Assim Vou Contar”
Local: Cine Teatro Samuel Campelo

19h30 – “Ana de Ferro: A Rainha Dos Tanoeiros do Recife”

19/10 (sexta-feira)
10h – “As Aventuras de Uma Viúva Alucinada”