Plenárias marcam início do processo de renovação da coordenação do Fórum de Economia Solidária do Jaboatão

Teve início o processo de eleições para renovação da coordenação do Fórum de Economia Popular Solidária do Jaboatão dos Guararapes (FEPS/JG). A eleição da Coordenação Municipal ocorre em plenária com a participação de delegados eleitos nos territórios. A Plenária do Território I aconteceu no dia 02 de agosto, estando marcadas mais duas, sendo uma no Território II, em setembro, e a outra no Território III, em outubro. A eleição para a Coordenação Municipal será realizada no mês de novembro, com a participação dos delegados eleitos em seus respectivos territórios.

Lançado em novembro de 2011, o fórum é um espaço de deliberação, controle social de políticas públicas, representação, interlocução, articulação, discussão, proposição, troca de saberes, promoção, divulgação, informação, formação, fomento e apoio técnico para o desenvolvimento da economia solidária no município.  Formado por um colegiado de 28 pessoas, o fórum possui três Coordenações Territoriais, com quatro membros cada, e uma Coordenação Municipal, com 16 membros, sendo composta por empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e gestores públicos.

O FEPS/JG tem como objetivo geral articular o movimento ecosol, difundindo o seu conceito e a sua prática, contribuindo para inclusão social, para a prática da cidadania ativa e a construção de um modelo de produção, serviços e saberes economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justo. O fórum tem em seu quadro de filiados empreendimentos dos segmentos de Agroecologia, Alimentação, Artesanato, Confecção, Cooperativas de Coleta Seletiva, Cultura, Pesca e Serviço.

A posse se dará no dia 15 de dezembro de 2017, durante o Festival de Economia Solidária, quando se comemora o Dia Nacional da Economia Solidária.