Portal da Transparência do Jaboatão lidera ranking na RMR

O Portal da Transparência da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lidera o ranking dos melhores entre as gestões municipais da Região Metropolitana do Recife, conforme levantamento nacional do Sistema de Tribunais de Contas. A avaliação foi feita no período de maio a novembro deste ano e a ferramenta foi classificada na categoria Prata, o que garante a concessão do selo de transparência pública.

O levantamento buscou avaliar a transparência ativa, disponibilizada de forma espontânea e envolveu portais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, tribunais de contas, Ministério Público e Defensoria Pública de todo o País. O objetivo da classificação é fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

O prefeito Mano Medeiros comemorou o resultado positivo, ressaltando o interesse da gestão municipal em dar clareza a todas as suas ações e gastos. “Temos investido intensamente na melhoria, aprimoramento e qualificação do nosso Portal da Transparência. Essa ferramenta é um direito do cidadão, à medida que permite ao munícipe realizar o acompanhamento, a fiscalização e o controle social dos gastos públicos, além de estimular a participação da sociedade na tomada de decisões”, salientou.

A notícia sobre a liderança no ranking da Região Metropolitana foi tratada durante a reunião do prefeito com a equipe da Controladoria Geral e da Ouvidoria, liderada pela controladora Andréa Costa. Na ocasião, foram relatadas as ações de monitoramento, orientação e assessoramento às secretarias municipais, para o cumprimento das normativas legais e das resoluções emitidas pelos órgãos de controle externo.

O prefeito Mano destacou a importância da Controladoria para a gestão e governança municipal. ele reforçou seu compromisso em garantir a integridade, funcionamento e independência do controle interno, na perspectiva de garantir uma gestão responsável e comprometida com o bom funcionamento dos programas governamentais desenvolvidos no município do Jaboatão.