Portal de Licenciamento Integrado do Jaboatão é apresentado no Sinduscon

Representantes da construção civil do Estado conheceram, nesta segunda-feira (18), o Portal de Licenciamento Integrado da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que foi lançado no último dia 1º, com o objetivo de agilizar a emissão de licenciamentos ambiental, urbanístico e vigilância sanitária. A apresentação do sistema, pioneiro no País, aconteceu durante reunião na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon).

O secretário-executivo de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Isaac Azoubel, e o presidente da Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emlume), Sidnei Aires, fizeram uma demonstração do passo a passo de como acessar o Portal , através do site jaboatao.pe.gov.br. O sistema atende a todos os setores do empreendedorismo, mas a apresentação no Sinduscon focou principalmente nas questões de interesse dos construtores.

“Demos um passo importante que deixou Jaboatão à frente dos outros municípios. A preocupação da gestão é reduzir prazos e agilizar o licenciamento com a digitalização de todos os processos”, explicou Sidnei Aires. Ele acrescentou que o sistema é intuitivo, no qual o empreendedor responde às perguntas, digitaliza toda a documentação, acompanha o processo online e recebe o licenciamento.

Ao final da apresentação, os empresários ressaltaram a importância do Portal de Licenciamento Digital como forma de incentivo aos investimentos. O presidente do Sinduscon, José Antônio Simon, testemunhou que Jaboatão tem hoje todo o sistema de licenciamento digital, sem a necessidade de uso de papel. “Fico feliz em ver, hoje, o que já era debatido há dez anos. Quero parabenizar o trabalho bem feito da Prefeitura do Jaboatão. Tenho dois terrenos no município e já vou consultar as condições, porque o importante é que seja facilitado o investimento”, comentou o vice-presidente da Ademi-PE, Marcelo Chagas.

O empresário Carlos Tinoco ressaltou que a iniciativa do Jaboatão “deve servir de exemplo para outras cidades, porque tempo, hoje, é fundamental”. Por sugestão, ficou acertado com a prefeitura a realização de um treinamento com técnicos do Sinduscon e da Ademi-PE. A data será marcada. Nesta terça-feira (19), a programação de apresentações nas entidades de classe continua na sede da Ademi-PE.