Prefeitura do Jaboatão inicia Operação Tapa-Buraco na PE-17

Cansado de esperar por uma iniciativa do Governo de Pernambuco, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, decidiu enviar cinco equipes da Operação Tapa-Buraco para recuperar um trecho de cinco quilômetros da PE-17, conhecida como Eixo da Integração da Muribeca. O gestor encaminhou pedido de autorização ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) justificando a urgência da obra devido ao alto risco de acidentes causado pelo imenso desgaste asfáltico da rodovia. O pedido foi acatado pelo órgão estadual e os trabalhos tiveram início na última quarta-feira (1). A previsão é de que o serviço seja concluído nos próximos 15 dias.

Apesar de caber ao Governo do Estado a responsabilidade de realizar obras estruturadoras na rodovia, a gestão municipal vinha sendo alvo de queixas frequentes por parte da população, em decorrência do risco de acidentes. “Recebemos muitas reclamações em nossa Ouvidoria e por meio da Imprensa. Enviamos pedidos ao governo estadual para recuperar o Eixo da Integração, mas nenhuma providência foi tomada. A toda hora, motoristas e pedestres correm risco de acidentes graves. Por isso, tomamos a decisão de realizar esta intervenção e tapar os buracos da PE-17, que são muitos”, disse o prefeito.

Por ser um serviço de urgência, a Secretaria Municipal de Infraestrutura designou cinco equipes para trabalhar na operação. “Não poderíamos esperar sequer um minuto a mais. E temos pressa para concluir os trabalhos e entregar à população um serviço de excelência”, ressaltou Anderson Ferreira, no momento em que acompanhava o início dos trabalhos.

O Eixo da Integração é uma das vias mais importantes do município, pois é o principal acesso a Jaboatão Centro a partir do bairro de Prazeres. Além disso, há um grande fluxo de veículos pesados, visto que a região concentra muitas empresas do setor de logística, afora os caminhões que recolhem lixo na Região Metropolitana do Recife e passam pela rodovia em direção ao aterro sanitário CTR Candeias e as diversas linhas de ônibus que atendem à população.