Prefeitura do Jaboatão celebra a educação inclusiva em noite de formatura

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem apostando na capacitação de seus funcionários e promoveu, nesta quarta-feira (6), a formatura de 71 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores e apoio pedagógico. Os formandos concluíram cursos especializados em mediação de aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Tiflologia (o estudo e tratado acerca da instrução para pessoas cegas) e curso avançado em Libras, este último aberto também ao público em geral.
O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância da capacitação inclusiva periódica. “A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforça seu compromisso com uma educação inclusiva e acessível para todas as crianças da nossa rede. É fundamental que todos os estudantes se sintam acolhidos e tenham igualdade de oportunidades no ambiente escolar, independentemente de suas necessidades especiais. Há muito a avançar e estamos dando um passo atrás do outro para que possamos aprimorar e ampliar cada vez mais o processo de inclusão na rede pública”, afirmou Mano.
O município de Jaboatão dos Guararapes tem se destacado pelas iniciativas em prol da inclusão. A Superintendência do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida implementou o programa Comunica Libras, proporcionando suporte de comunicação para pessoas surdas, especialmente em órgãos públicos. Além disso, a gestão municipal criou o Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção de Braille (NAPPB), que não apenas produz material em braile, mas também oferece ensino de tiflologia e suporte para pessoas cegas do município.
Outras ações incluem a emissão da carteira para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, o projeto Cuidar de Quem Cuida para apoiar mães e responsáveis por pessoas com deficiência, além de iniciativas como Cão Terapia, Cinema Inclusivo e Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.