Foto: Chico Bezerra/PJG

Prefeitura do Jaboatão disciplina comércio informal e libera calçadas em Prazeres

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã desta quinta-feira (16), no bairro de Prazeres, mais uma ação de reordenamento do comércio informal no município. Equipes da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Manutenção (Sesurb) chegaram ao local às 4h e, além de realizar um mutirão de limpeza, informaram aos ambulantes que, a partir de hoje, passa a ser proibida a instalação de bancas e barracas nas calçadas e ruas no trecho compreendido entre o Mercado Público das Mangueiras e a Rua Santo Elias. O objetivo da ação, que contou com a parceria de Agentes de Trânsito, da Guarda Municipal, da Polícia Militar (PM) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), é fazer com que as vias públicas não voltem a ser ocupadas de forma irregular, garantido, assim, livre fluxo de pedestres e veículos.

De acordo com o secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes, Marcelo Côrte Real, a ação transcorreu de forma pacífica. Segundo o gestor, as equipes da prefeitura conversaram com os cerca de 150 trabalhadores que atuavam no local, orientando-os a não reocupar o espaço.

A iniciativa foi elogiada por pedestres e comerciantes. Servidora estadual aposentada, Dona Maria do Carmo da Cruz, de 61 anos, moradora do bairro de Porta Larga, contou que costuma frequentar o Mercado Público das Mangueiras ao menos duas vezes ao mês, e que, “agora, pela primeira vez em muito tempo, foi possível andar pelas calçadas sem ter que desviar das barraquinhas e carroças”. “A cidade fica mais limpa, com uma cara melhor. Dá gosto de ver as calçadas livres”, disse a moradora.

Essa é a segunda ação de reordenamento do comércio do Jaboatão dos Guararapes. Em fevereiro, a atividade foi realizada no bairro de Jaboatão Centro, próximo à Praça Nossa Senhora do Rosário. Além de garantir o direito de ir e vir dos pedestres, o objetivo é, ainda, assegurar melhores condições de trabalho e segurança para os comerciantes.

Veja também

Procon Jaboatão promove ação itinerante na semana do Dia Mundial do Consumidor

Para fechar as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), …