Foto: Chico Bezerra/PJG

Prefeitura do Jaboatão disciplina comércio informal e libera calçadas em Prazeres

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã desta quinta-feira (16), no bairro de Prazeres, mais uma ação de reordenamento do comércio informal no município. Equipes da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Manutenção (Sesurb) chegaram ao local às 4h e, além de realizar um mutirão de limpeza, informaram aos ambulantes que, a partir de hoje, passa a ser proibida a instalação de bancas e barracas nas calçadas e ruas no trecho compreendido entre o Mercado Público das Mangueiras e a Rua Santo Elias. O objetivo da ação, que contou com a parceria de Agentes de Trânsito, da Guarda Municipal, da Polícia Militar (PM) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), é fazer com que as vias públicas não voltem a ser ocupadas de forma irregular, garantido, assim, livre fluxo de pedestres e veículos.

De acordo com o secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes, Marcelo Côrte Real, a ação transcorreu de forma pacífica. Segundo o gestor, as equipes da prefeitura conversaram com os cerca de 150 trabalhadores que atuavam no local, orientando-os a não reocupar o espaço.

A iniciativa foi elogiada por pedestres e comerciantes. Servidora estadual aposentada, Dona Maria do Carmo da Cruz, de 61 anos, moradora do bairro de Porta Larga, contou que costuma frequentar o Mercado Público das Mangueiras ao menos duas vezes ao mês, e que, “agora, pela primeira vez em muito tempo, foi possível andar pelas calçadas sem ter que desviar das barraquinhas e carroças”. “A cidade fica mais limpa, com uma cara melhor. Dá gosto de ver as calçadas livres”, disse a moradora.

Essa é a segunda ação de reordenamento do comércio do Jaboatão dos Guararapes. Em fevereiro, a atividade foi realizada no bairro de Jaboatão Centro, próximo à Praça Nossa Senhora do Rosário. Além de garantir o direito de ir e vir dos pedestres, o objetivo é, ainda, assegurar melhores condições de trabalho e segurança para os comerciantes.