Dando seguimento as ações realizadas pela Prefeitura do Jaboatão, no combate ao Coronavírus, cerca de 170 comerciantes informais da orla dos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada participaram, nesta terça-feira (12), de mais uma capacitação gratuita promovida pela gestão. A ação realizada no auditório da Faculdade Guararapes, em Piedade, teve como objetivo explanar sobre os cuidados exigidos para conter a propagação da Covid-19. Os comerciantes receberam material saneante e equipamentos de proteção individual, como álcool a 70%, boné e faceshield.
A secretária municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, afirma que essa capacitação é necessária para que as pessoas se sintam mais seguras quando estiverem nas praias. “Desde que o comércio foi liberado, a gestão tem feito constantes fiscalizações para garantir a obediência às regras de distanciamento, higienização e uso de máscaras. Eles já vêm cumprindo as normas, mas temos que mantê-los atualizados sobre os cuidados, porque estamos diante de uma doença desconhecida”, comentou.
No último final de semana, cerca de 120 agentes da Vigilância sanitária, do Procon e da Guarda Municipal estavam nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada para intensificar a fiscalização a banhistas e comerciantes para verificar se o cumprimento aos protocolos ao combate do novo coronavírus estavam sendo realizados. As equipes tiveram à disposição dois quadriciclos que facilitaram a inspeção. Nos dois dias da ação, a gestão distribuiu mil máscaras para a população do município. As fiscalizações acontecem durante toda a semana e recebem reforços aos sábados e domingos, envolvendo Guarda Municipal, Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Gerência de Controle Urbano, Procon e Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Jaboatão.