Prefeitura do Jaboatão e CPRH promovem 1ª Campanha Municipal de Entrega de Animais Silvestres

A Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes irá iniciar, na próxima sexta-feira (20), em parceria com a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), a 1ª Campanha Municipal de Entrega Voluntária de Animais Silvestres. A atividade integra a programação da Semana da Fauna e tem o objetivo de combater, por meio de ações de educativas, a posse ilegal de animais silvestres. A ação ocorrerá das 8h às 16h, no estacionamento do Palácio da Batalha, localizado na Avenida Barreto de Menezes, 1648, no bairro de Prazeres. Já no sábado (21), a campanha acontecerá no mesmo horário nas imediações da estação de metrô de Jaboatão Centro, situada na Avenida Barão de Lucena, S/N.

Os animais silvestres entregues pela população serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Pernambuco, onde passarão por um processo de reabilitação para que possam ser reintroduzidos  na natureza com segurança e conforto. Entre os os animais mais comuns mantidos ilegalmente em cativeiro no estado estão: canários da terra, curió, papa-capim, golinha ou patativa e galo de campina, além de répteis como jabuti e cágado.

A superintendente de Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes, Edilene Rodrigues, lembra que a criação, compra e venda de animais silvestres configura crime ambiental. “Entretanto, estamos reforçando que, quem optar por realizar a entrega voluntária no período da campanha, ficará isento de responsabilidade criminal e administrativa. Apesar de o objetivo da campanha ser voltado à educação ambiental e conscientização da população, é importante ressaltar que o valor da multa aplicada a quem mantém um animal silvestre ilegalmente em cativeiro pode chegar a cerca de R$16 mil, caso a espécie esteja ameaçada de extinção”, afirmou Edilene.

EXPOSIÇÃO
Até o próximo domingo (22), a população pode conferir, gratuitamente, no Shopping Guararapes, em Piedade, a exposição fotográfica Animais Silvestres, realizada em parceria pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A mostra detalha as ações de proteção à fauna realizadas pelos órgãos ao tempo em que promove a conscientização sobre a necessidade de preservação das espécies e do habitat natural dos animais.