A partir desta segunda-feira (20), a Rua José Braz Moscou, no Jaboatão dos Guararapes, passa a ser oficialmente mão única, no sentido Piedade/Candeias, entre as ruas Maestro Nelson Ferreira e Aniceto Varejão. A medida tomada pela Prefeitura tem o objetivo de oferecer mais uma opção aos motoristas, principalmente nos horários de pico, para desafogar o fluxo da Avenida Ayrton Senna. A Rua José Braz Moscou era mão dupla, mas, após o período de avaliação, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública (Semob) considerou que a mudança surtiu efeito.
Com a alteração, fica proibido estacionar no lado direito e em alguns trechos da faixa esquerda. Também foi instalado um semáforo no cruzamento das ruas José Braz Moscou e São Sebastião, em Piedade. A via recebeu sinalizações vertical e horizontal e agentes de trânsito estão orientando os motoristas sobre o novo sentido da via. Durante os próximos 15 dias, haverá ações educativas e só depois disso serão aplicadas multas a quem trafegar na contramão.
Outra alternativa, no horário das 16h e às 20h é a Avenida Bernardo Vieira de Melo, onde duas faixas têm o fluxo invertido, de segunda a sexta-feira, entre a Rua Joana de Araújo e a Rua Joaquim Marques de Jesus, em Piedade.
“Existe um gargalo histórico em Piedade, no trecho entre as ruas São Sebastião e Aniceto Varejão, por conta do estreitamento da Avenida Ayrton Senna causado pela construção de imóveis. Isso sempre foi motivo de engarrafamentos, principalmente à noite. Com a mudança que fizemos na Rua José Braz Moscou e a utilização de duas faixas na Avenida Bernardo Vieira de Melo, estamos conseguindo garantir que o fluxo de veículos seja mais ágil. Além disso, a Prefeitura fez um recapeamento asfáltico na Ayrton Senna, que também contribui para a trafegabilidade e na redução do tempo do trajeto”, destacou o secretário André Ângelo.