Prefeitura do Jaboatão inaugura bases de plantão da Defesa Civil em Monte Verde e Curado II

A fim de atender de forma mais rápida a população de áreas de risco de deslizamentos, no período de chuvas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes colocou em funcionamento duas bases de plantão da Defesa Civil, nesta quinta-feira, 1º. Uma delas fica na comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro de Dois Carneiros, e a outra no Curado II, na Unidade de Saúde da Família (USF). Ambas já fizeram alguns atendimentos de vistoria e instalação de lona.

“As bases estão localizadas nas regionais 2 e 3, onde registramos maiores índices de encostas em alto risco. Sabemos que, com chuvas muito fortes, a mobilidade fica bastante comprometida e quanto mais perto estivermos desses locais mais rápido poderemos atender às demandas dessa população. Também teremos equipes da Defesa Civil em Jaboatão Centro e Prazeres”, explica o prefeito Mano Medeiros.

A medida foi sugestão de lideranças do Jardim Monte Verde, com as quais o município vem mantendo canal permanente de comunicação, desde o ano passado, tendo realizado alguns encontros presenciais, apresentando as ações em andamento e escutando a comunidade, inclusive para elaboração de projetos para as áreas de deslizamento. As equipes de plantão vão receber encaminhamento das ocorrências por meio da Sala Integrada de Emergência montada pela Defesa Civil, em Prazeres, e em funcionamento 24 horas por dia.

“Obviamente também estamos atendendo as demandas presenciais nessas bases, mas é muito importante que as pessoas procurem registrar suas demandas por meio de nossa central, para podermos gerenciar melhor os atendimentos, evitando duplicidade de ocorrências e mobilização desnecessária de outras equipes, prejudicando outros atendimentos”, salienta o secretário de Defesa Civil, coronel Elton Moura.

Na Sala de Emergência, no Palácio da Batalha, está sendo feito o monitoramento das precipitações pluviométricas, condições meteorológicas e riscos geológicos, a fim de antecipar a atuação do município e a informação aos moradores de todas as regionais. “Estruturamos nosso Plano Integrado de Emergência (PIE) com cinco fases de risco, acionadas conforme a análise de dados e por áreas específicas. Com isso, caso seja necessário, podemos encaminhar a evacuação de moradores de uma comunidade de forma direcionada e coordenada, oferecendo transporte e abrigo”, pontua Moura.

O PIE foi dividido nos estados de Vigilância (sem chuvas nem ocorrências), Observação (com previsão de chuvas, mas sem ocorrência), Atenção (com chuvas e possibilidade de danos), Alerta (com chuvas e ocorrências intensas, havendo possibilidade de danos muito alta) e Alerta Máximo (situação que indicam evacuação imediata e acionamento de todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência). A saída preventiva de imóveis em locais específicos pode ser feita já no estado de alerta. E o direcionamento a abrigos fica a cargo da Defesa Civil. Dois abrigos já estão em condições para receber moradores.