Prefeitura do Jaboatão lança projeto Minha Praia, Vida Ambiental

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, neste domingo (24), o projeto Minha Praia, Vida Ambiental, durante ação realizada na orla de Piedade. A ação organizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar comerciantes e frequentadores da praia sobre o descarte correto do lixo, preservação ambiental e da vida marinha, e o respeito à natureza.

Foram distribuídos sacos de lixo ecológicos e porta-bitucas de cigarro e também houve uma panfletagem virtual, através do qual as pessoas têm acesso ao QR-Code para receber as informações sobre os cuidados com a natureza e ainda podem fazer compartilhamentos. No material é ressaltado que a poluição é uma das maiores catástrofes que afetam os animais marinhos e as aves. Acredita-se que cerca de 270 espécies estão ameaçadas, principalmente, pelo excesso de plástico lançado nos mares e rios, que provocam sufocamento, deformações e acidentes.

Na programação ainda teve palestras sobre defesa animal, arborização, proteção ambiental e de tartarugas-marinhe, e aula de zumba. Participaram equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), Núcleo de Monitoramento de Aves e Animais Marinhos (Moame), da Fiscalização da Orla, Controle Ambiental, cooperativas da coleta seletiva, escoteiros e grupos de zumba do município.

“Nossa gestão tem a preocupação com a preservação do meio ambiente e, nesse período do verão, com o aumento de frequentadores nas praias, decidimos lançar o projeto Minha Praia, Vida Ambiental. Estamos utilizando materiais ecológicos e prestando todas as orientações sobre a necessidade de cuidar da natureza. O poder público faz o seu papel de manter a orla limpa, mas a população tem que estar consciente de que deve participar. Até porque os prejudicados não são apenas os animais, mas as pessoas também”, alerta o prefeito Anderson Ferreira.

A comerciante Maria Aparecida frequenta a praia de Piedade nos finais de semana e disse que sempre que chega encontra tudo limpo, mas que há pessoas que ainda não têm consciência. “Essa campanha da Prefeitura de Jaboatão é importante para educar os banhistas. Gostei da sacola de papel pra gente colocar o lixo, também foi boa a ideia do porta-bituca. O pessoal deu orientações e tudo já está no meu celular. Vou mandar a mensagem para minha família e amigos. Acho que todo mundo deve fazer a mesma coisa”, disse Aparecida.