Prefeitura do Jaboatão mantém equipes de prontidão para evitar manchas de petróleo na orla da cidade

Equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Superintendência de Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes continuam de prontidão em toda a extensão da orla do município com o objetivo de detectar manchas de petróleo e evitar o contato do material com a orla das praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. O monitoramento é realizado por ar com drones e paramotores; no mar, com barcos e jetskis; e por terra, com rondas feitas por agentes do grupamento ambiental em quadriciclos. Apesar de o Ibama ter emitido alerta de que resíduos poderiam chegar ao município, até o momento nada foi encontrado.

Nessa segunda-feira (21), o prefeito Anderson Ferreira esteve no ponto de fiscalização montado em Barra de Jangada, às margens do Rio Jaboatão, e ressaltou a importância de os pernambucanos estarem atentos a este desastre ambiental. “Desde terça-feira passada, quando fiz o alerta sobre os riscos de nosso litoral ser atingido por essas manchas, montamos um protocolo próprio para proteger nossas praias. Nosso monitoramento tem se mostrado eficaz, mas temos que redobrar a atenção. As manchas já chegaram muito perto do estuário do Rio Jaboatão, por isso temos que evitar que se aproximem. Estamos protegendo os arrecifes e é preciso destacar que milhares de tartarugas-marinhas estão chegando para desovar”, disse o gestor.

Além da intensificação do monitoramento, uma barreira flutuante será utilizada, caso alguma mancha de petróleo seja vista pelos tripulantes do barco que está de prontidão no mar. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem mais de 300 funcionários prontos para entrar em ação, caso as manchas cheguem à orla.