Prefeitura do Jaboatão promove cursos para melhor atendimento humanizado na área da Saúde

Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, no município do Jaboatão dos Guararapes, passaram por treinamento especial, na última segunda-feira (16), visando um atendimento mais humanizado aos pacientes com problemas de saúde mental. O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Samu.

A secretária municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, explicou que, nos momentos de crises psiquiátricas, os pacientes precisam de uma atenção especial. “Temos que fazer o atendimento e, ao mesmo tempo, garantir a proteção dessas pessoas. Por isso, todos os profissionais envolvidos na intervenção devem estar bem preparados. Além do Samu e Corpo dos Bombeiros, a Guarda Municipal tem uma importância fundamental nos cuidados com os pacientes”, ressaltou.

Outra ação realizada pela Secretaria de Saúde foi o Curso de Formação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde, que começou nesta terça-feira (17), inicialmente, com a participação de 100 agentes que atuam na Estratégia de Saúde da Família. O curso realizado em parceria com a Faculdade Tiradentes (Fits), visando o desenvolvimento de atividades educacionais e de atenção à saúde integral.

A ênfase se dá à atenção básica, no enfrentamento dos determinantes sociais do processo saúde-doença, no cuidado e na saúde coletiva, visando à prevenção e promoção da saúde. O curso tem duração de 40 horas, com previsão de término no mês de março de 2020. “Ao final desse curso, teremos agentes comunitários de saúde mais capacitados e atuando com mais cuidado no atendimento à população”, destacou a secretária Zelma Pessoa.