Prefeitura do Jaboatão promove cursos para melhor atendimento humanizado na área da Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, no município do Jaboatão dos Guararapes, passaram por treinamento especial, na última segunda-feira (16), visando um atendimento mais humanizado aos pacientes com problemas de saúde mental. O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Samu.

A secretária municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, explicou que, nos momentos de crises psiquiátricas, os pacientes precisam de uma atenção especial. “Temos que fazer o atendimento e, ao mesmo tempo, garantir a proteção dessas pessoas. Por isso, todos os profissionais envolvidos na intervenção devem estar bem preparados. Além do Samu e Corpo dos Bombeiros, a Guarda Municipal tem uma importância fundamental nos cuidados com os pacientes”, ressaltou.

Outra ação realizada pela Secretaria de Saúde foi o Curso de Formação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde, que começou nesta terça-feira (17), inicialmente, com a participação de 100 agentes que atuam na Estratégia de Saúde da Família. O curso realizado em parceria com a Faculdade Tiradentes (Fits), visando o desenvolvimento de atividades educacionais e de atenção à saúde integral.

A ênfase se dá à atenção básica, no enfrentamento dos determinantes sociais do processo saúde-doença, no cuidado e na saúde coletiva, visando à prevenção e promoção da saúde. O curso tem duração de 40 horas, com previsão de término no mês de março de 2020. “Ao final desse curso, teremos agentes comunitários de saúde mais capacitados e atuando com mais cuidado no atendimento à população”, destacou a secretária Zelma Pessoa.