Prefeitura do Jaboatão promove VI Jornada Municipal de Direitos Humanos

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, na manhã desta terça-feira (4), à 6ª Jornada de Direitos Humanos. Durante a abertura do evento, realizado no teatro do Colégio Divino Mestre, em Piedade, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Mariana Inojosa, lembrou que um dos principais objetivos da jornada é promover o debate sobre temas como igualdade racial, inclusão social e combate à homofobia, além de celebrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Até o próximo dia 14 de dezembro, serão realizadas diversas ações, como panfletagem, exibições de filmes, rodas de diálogo e oferta de serviços do Balcão da Cidadania.

“Estamos comemorando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas, ao mesmo tempo, nos deixa muito tristes saber que caminhamos tão pouco durante todo esse tempo. Ainda há muito a fazer, e essa jornada é uma excelente forma de discutir políticas públicas voltadas para grupos vulneráveis e provocar o debate entre a sociedade”, comentou a Inojosa.

Um debate sobre intersetorialidade e saúde mental marcou a abertura do evento, da qual participou a promotora de Direitos Humanos do Jaboatão dos Guararapes, Isabela Bandeira, que, na ocasião, destacou a importância dos temas abordado na jornada na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Está se enraizando a ideia de que os direitos humanos existem para proteger bandido, mas não podemos pensar assim. Estamos aqui para lutar pela garantia à dignidade humana, que, infelizmente, não é universal, especialmente em países com problemas sociais e econômicos tão complexos como o Brasil”, pontuou a promotora.